RIO DE JANEIRO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), e também o Oceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43 780,172 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Apesar de ser, efetivamente, o quarto menor estado do Brasil (ficando à frente apenas dos estados de Alagoas e Sergipe e do Distrito Federal, respectivamente, em terceiro, segundo e primeiro lugar), concentra 8,4% da população do país, figurando, consequentemente, como o estado com maior densidade demográfica do Brasil.

Sua capital e maior cidade é a cidade homônima, a segunda cidade mais populosa do Brasil. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio"). Carioca é o gentílico da cidade do Rio de Janeiro. Segundo dados do Censo 2010, o Rio de Janeiro é o terceiro estado mais populoso do Brasil. Os municípios mais populosos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti,Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Macaé, Mesquita, Cabo Frio, Nova Friburgo, Barra Mansa e Angra dos Reis; todos estes com populações acima de 150 mil habitantes.

Muitas cidades destacam-se devido à forte vocação turística, tanto pela história dos períodos colonial e imperial quanto pelo ecoturismo de praias, montanhas e complexos lagunares. São elas: Araruama, Angra dos Reis, Armação dos Búzios,Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itatiaia, Macaé, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Rio das Ostras, Resende, Saquarema,Teresópolis e Valença.

O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. Oclima varia de tropical a subtropical. Há ocorrência de geadas, nos meses de inverno, em regiões acima dos 1.000 metros de altitude e inclusive queda de neve esporádica no Parque Nacional de Itatiaia. É representado na bandeira da Federação brasileira pela estrela Beta do Cruzeiro do Sul (β = Mimosa).

Bandeira do Rio de Janeiro
Bandeira do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A bandeira do estado do Rio de Janeiro foi instituída pela lei estadual nº 5.588, de 5 de outubro de 1965 para a utilização a uma cor, e com as cores oficiais, conforme disposto na citada Lei. O autor do projeto do brasão e da bandeira foi o Dr. Alberto Rosa Fioravanti, a pedido do então Governador do Estado, o General Paulo Torres.O lema em latim "Recte Rempublicam Gerere" foi adicionado à bandeira do Estado do Rio de Janeiro no dia 9 de abril de 1892.

press to zoom
Pão de açúcar
Pão de açúcar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O morro do Pão de Açúcar é uma formação rochosa situada no bairro da Urca, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se na entrada da baía de Guanabara, entre o morro Cara de Cão e o morro da Urca. Possui 396 metros de altura.

press to zoom
Cristo e pão de açúcar
Cristo e pão de açúcar
press to zoom
Cristo Redentor
Cristo Redentor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Santa Teresa1 , na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h15min do dia 12 de outubro de 1931 dia de Nossa Senhora Aparecida, depois de cerca de cinco anos de obras.

press to zoom
Ponte Rio-Niterói
Ponte Rio-Niterói

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio–Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói.A ligação rodoviária foi entregue em 4 de março de 1974, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto, e com previsão de um volume diário de15.865 veículos

press to zoom
Pedra Bonita
Pedra Bonita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Pedra Bonita é um ponto turístico localizado no Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.1 mais precisamente entre a Pedra da Gávea e os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. No âmbito do parque, ela fica no Setor C, uma área geograficamente isolada da sede do parque.

press to zoom
Catedral
Catedral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, é uma catedral católica localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi inaugurada em 1979.Em estilo moderno, apresenta formato cônico, com 106 metros de diâmetro, 75 metros de altura externa, 64 metros de altura interna1 e capacidade para 20 000 pessoas em pé

press to zoom
Bondinho do Pão de Açúcar
Bondinho do Pão de Açúcar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado no bairro da Urca, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Liga a Praia Vermelha ao morro da Urca e ao morro do Pão de Açúcar1 .Foi inaugurado (o seu primeiro trecho, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca) em 27 de outubro de 19122 e, desde então, já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média atual de 2 500 visitantes por dia.

press to zoom
Copacabana
Copacabana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Copacabana é um bairro nobre situado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É considerado um dos bairros mais famosos e prestigiados do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo. Tem o apelido de Princesinha do Mar e Coração da Zona Sul.

press to zoom